sábado, 8 de junho de 2013

SEU SALÃO DE VENTO EM POLPA !!

SAIBA COMO ADMINISTRAR SEU SALÃO DE BELEZA OU ESTÉTICA !


     Primeiro vamos entender que não existe mágica, nem milagres. Qualquer consultor que lhe ofereça isso sem esforços, não acredite e se for preciso chame a polícia, pois se trata de uma enganação.
  
     Agora, se você possui ardente desejo de que seu salão seja realmente um negócio de sucesso, se disponha a vencer resistências, suplantar barreiras, quebrar velhos e obsoletos paradigmas, reconhecer o erro de anos de administração errada e, possuir a coragem necessária para mudar tudo o que deve ser mudado investindo recursos financeiros, energia humana e tempo, então, mãos à obra.
Sincera e francamente você tem plena consciência dos itens abaixo?

1)  Conhecimento geral do faturamento mês a mês em serviços e produtos;

2)  Conhecimento íntegro dos Custos Administrativos fixos e variáveis mês a mês;

3)  Lucro do salão mês a mês em serviços e produtos;

4)  Montante ganho pelos profissionais do salão ou clínica;

5)  Quais serviços mais procurados e executados;

6)  Quais clientes que mais compraram serviços e produtos;

7)  Quais clientes que não consumiram mês a mês;

8)  Quanto se vendeu em dinheiro, cheque ou cartões;

9)  Que pacotes de serviços o salão ou clínica venderam mês a mês;

10)  Qual profissional que mais se destacou mês a mês;

11)  Qual profissional que mais vendeu (escova, corte, colorações, pés, mãos, serviços de estética corporal, facial e tantos outros etc);

12)  Fidelização por profissional de pelo menos uns 5 novos clientes a cada mês;

13)  Aumento da clientela em relação ao ano anterior;

14)  Mantém com os profissionais da beleza o Contrato de Locação;

15)  Pagou apenas os impostos devidos à Receita Federal e nenhum imposto à Prefeitura de sua cidade;

16)  Você sabe reter todos os seus bons parceiros profissionais.
Se suas respostas em relação aos itens acima forem positivas, meus parabéns, seu salão já está muito bem encaminhado, entretanto, se você nada conhece dos elementos acima é aqui que começa o seu desafio.



                                                 fortaleza.olx.com.br 


     Crie um projeto de negócios para o seu salão de beleza. Fuja imediatamente da mesmice e das atitudes domésticas ainda reinantes numa grande maioria de salões de beleza e clínicas de estética do Brasil. Isto é muito ruim e está cansando e expulsando a clientela. E o chamamento aqui, respeitadas as exceções, tanto serve para você, sua gerente, quanto para os profissionais do seu salão de forma geral.

     Esqueça e pare de copiar a tabela do seu concorrente. Pratique os preços justos para os serviços do seu salão, com os olhos voltados para a qualidade do atendimento, dos serviços e dos produtos. O cliente que procura qualidade não procura preços. Quando você pratica os mesmos preços baixos do seu concorrente, seu salão e você se nivelam também por baixo.

     Se seus profissionais são deseducados profissionalmente, invista em cursos de educação profissional e boas maneiras. Nenhum cliente atura por duas vezes um mesmo cabeleireiro, depiladora ou manicura sem educação, arrogante e sem um mínimo de gentileza, mesmo sendo eles detentores de cursos técnicos.
Hoje, a educação profissional faz parte do “Marketing Integrado”. Convém lembrar que a única estrela no salão é e sempre será o cliente.

     Saiba que nenhum marketing é mais poderoso ou surtirá mais efeito do que o atendimento do seu salão.
Entenda como atendimento, o conforto, bem estar, segurança, ambiência agradável, conhecimento técnico e prático e o bom humor dos profissionais, um integrado serviço de copa, além dos fatores tecnológicos, todos colocados à disposição dos clientes.

     Cliente não se agrada. Cliente se conquista e aqui vai uma grande diferença. Se seu salão ainda serve apenas aquele manjado café e água em copos descartáveis, saiba que até oficinas mecânicas oferecem esse serviço, portanto, que diferença tem o seu salão de uma oficina mecânica nesse quesito? Nenhuma.
Quer ter sucesso nessa atividade? Então esqueça a ideia de ter um Salão de Beleza e mentalize um conceito muito, mas, muito mais moderno que é o de ter um $alão de Negócio$ de Beleza.

     E nesse contexto, se você é cabeleireiro (a), use a cabeça de cabeleireiro apenas quando estiver atendendo aos seus clientes. Na maior parte do tempo use a cabeça de empreendedor, atento às mudanças do mundo, próprias desse segmento e demais negócios. Sem uma mentalidade moderna, seu salão apenas sobreviverá e nesse caso, será apenas mais um a fazer número no mercado da beleza. Se for apenas isso o que você quer, então não precisa continuar a leitura.

     Os custos administrativos fixos e variáveis estão por toda parte no seu salão, influenciando sua margem de lucro para cima ou para baixo, desde a calçada até o quintal, além dos custos de produtos utilizados nos lavatórios e nas bancadas. Afirmo sem medo de errar que a maioria dos salões de beleza no Brasil, respeitadas as raríssimas exceções, não sabe quanto ganha ou quanto perde em cada serviço e também não sabe quanto deixa de lucro para o salão, os cabeleireiros, manicuras, depiladoras, banhistas, podólogas, esteticistas e profissionais afins.
   
     Se seu salão assina sob qualquer forma ou apenas pró-formalidade as carteiras profissionais de cabeleireiros, manicuras, depiladoras, banhistas, calistas, esteticistas e afins, que, auferem elevadas comissões, não têm obrigação de horário empresarial, nem se submetem à hierarquia técnica e nem administrativa, saiba que você incorre em grave erro contra o seu próprio caixa, além de incorrer em sério e grave crime fiscal.

    Afirmo e asseguro que não se deve assinar carteiras de profissionais de salão que se inserem nas condições aqui citadas. Conheço todos os caminhos legais que evitam e eliminam essa farsa trabalhista e blindam os salões do pagamento de acordos trabalhistas, sempre, injustos, cruéis e perversos.

    Se no seu CNPJ o CNAE (código nacional da atividade econômica) começa com o número 9 (nove), e você paga elevados percentuais aos profissionais acima inseridos no contexto, provavelmente seu salão paga indevidamente, Imposto sobre serviço à Prefeitura Municipal e de quebra ainda paga mais do que deve à Receita Federal. Aqui também me aprofundei nos estudos tributários e posso proporcionar substanciosa economia financeira que servirá para os reinvestimentos necessários à estrutura física e à operacionalidade do dia a dia do seu salão.
Se seu salão tem computador, mas, o programa não lhe proporciona Relatórios Gerenciais que lhe proporcionem uma melhor Tomada de Decisões, adquira novo programa.

    Se possuindo computador seu salão ainda utiliza as velhas e ultrapassadas comandas de papel, acorde que o futuro já é presente. No mercado já existe a comanda eletrônica que é um Show de praticidade e uma portentosa Ferramenta Mercadológica.

    Se seu salão tem computador, mas, só opera a Frente de Caixa, lembre-se de que para você se distinguir como um (a) empreendedor (A) nessa atividade, você precisa conhecer a análise de pelo menos uns 15 Relatórios Gerenciais todos os meses sobre o seu salão, interpretá-los e desenvolver ações que minem o poder de ação e de reação dos concorrentes.

    Se você achava que bastaria abrir o salão e pronto, reveja seus conceitos. O mito de que só abria salão quem era cabeleireiro, caiu por terra. Os investidores já chegaram. Muito provavelmente, os salões de sucesso têm sócio ou sócios que nem são cabeleireiros, mas, empreendedores com a cabeça voltada para o mundo dos negócios. Esperar clientes de braços cruzados é uma manifesta incapacidade de enxergar as ilimitadas possibilidades de negócios dos salões de beleza.

      E para finalizar saiba que nessa atividade da beleza, não existe crise financeira, mas uma crise de atitudes existente numa grande maioria de salões e clínicas de estética do Brasil inteiro. Saiba ainda que, os problemas dos salões e clínicas de estética, nunca estão do lado de fora, mas, sempre do lado de dentro, principalmente dentro da cabeça de quem pensa que os administra. A boa e auspiciosa notícia é: você pode perfeitamente mudar tudo isso. Basta querer.
José Milton -Administradores.com.br.

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